segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Cia Mamborê de Teatro está em busca de espaço

Qualquer forma de arte necessita de um suporte sobre o qual se materialize a expressão. Alguns artistas materializam suas expressões através dos instrumentos musicais; outros, materializam nas telas; tem aqueles que materializam sua arte nas palavras sobre o papel. No caso do teatro a materialização da expressão se dá através do próprio corpo e da palavra dita. Portanto o espaço é para o ator o que o papel e a caneta são para os poetas, o que o instrumento é para o músico. Para um grupo de teatro ter uma casa, um abrigo, significa poder experimentar, pesquisar, formar, ter independência artística, ter um suporte sobre o qual a expressão se materialize.
A Cia Mamborê de Teatro está em busca de abrigo para as suas pesquisas, investigações de cenas, oficinas, ensaios, mostra de trabalhos, enfim, tudo aquilo que envolve a formação do ator e o trabalho de grupo. E ser grupo de teatro em uma pequena cidade do interior do Paraná requer apoio do setor público local para garantir a sua permanência e para dar continuidade ao trabalho. Diante disso a Cia está buscando junto à Prefeitura do Município de Mamborê, e com apoio da Diretora de Cultura, a destinação de uma casa (barracão) situada às margens do lago no Parque do Lago deste município, cujo projeto de construção do parque pretendia a demolição do prédio.
A partir dai a Cia elaborou um projeto e protocolou junto à prefeitura reivindicando a recuperação e reforma deste espaço para abrigar manifestações culturais e artísticas do município e também servir de sede para o grupo.
Desde o inicio de suas atividades em 2004 a Cia Mamborê de Teatro vem caminhando lentamente, espiando o que se faz, como se faz e buscando a melhor forma de fazer esta arte em uma cidade pequena e de vocação agrícola como é Mamborê. E, também, levar esta possibilidade de encenação, realizada nesta cidade do interior do estado do Paraná, para outros espaços em que o teatro acontece.

Um comentário: