sexta-feira, 31 de julho de 2020

Sexta-feira fria, com ventania à gosto


Agosto é exagerado, como tudo que se faz "à gosto":
... coloque pimenta  agosto; incêndio a boca,
... sal agosto; mar morto com certeza...

Penso que a receita deste mês ficou sem nome no meio das outras, e que, muito provavelmente, já ficou deixada de lado, para finalizar depois, pra pensar melhor, porque não havia dado muito bom resultado, enfim ...

Vejam só Janeiro, Novembro, Dezembro, Setembro..., que cheiro bom, que beleza de finalização. OUTUBRO,...Nooossa!  é de encher a boca para degustar este nome. Fevereiro, caramba! Que sonoridade,... escute só este som no início da palavra inventada para lhe dar nome, FEVE..., é a cara do próprio mês, pura alegria e leveza, como  a música e a dança de Antônio da Nóbraga.
 Já Junho, Julho, meses escuros e meio amargos, sombrios, quase gêmeos, tem cheiro de fogo e som do crepitar da madeira seca, mas têm sabor marcante , porém precisa tomar com muito cuidado porque pode causar queimaduras.

Mas é  óbvio que tem uns outros meses que ficaram meio perdido neste receituário, como é o caso de Março, mês com sabor meio opressivo; Maio, parece laranja do céu, é doce demais, na receita deste deve estar escrito:...adoçante a vontade. Abril, um tanto quanto insosso,... com certeza na receita está: ..uma pitada de sal... e os dedos de quem o fez eram muito pequeninos.
 


Mas Agosto, quando experimentamos sempre torcemos o nariz, enrugamos, a testa e esprememos a boca com língua entre os dentes... é tudo demais ou sem nada: dias agosto, vento agosto, folhas de sibipiruna a gosto,  nem uma pitada de dia santo... A gente engole este mês só porque não tem outro jeito mesmo.

Se agosto fosse gente, seria como eu estou agora nesta fase do confinamento: implicante e ranzinza.


2 comentários:

  1. Boa tarde tudo bem? Sou carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Que prazer imenso. Seja bem vindo. Farei visitas lá e seguirei com certeza. Aqueleabraço

    ResponderExcluir